quinta-feira, fevereiro 09, 2006,10:37 da tarde
Conceito de Cultura

(foto de Pierre Verger)

Antes de mais, sendo este um blog que tratará essencialmente (mas não só) de cultura afro-brasileira, urge que se comece por definir o tão complexo conceito de cultura.

O termo cultura tem origem em "cultivar", isto é, na agricultura, logo, é cultura algo que nós produzimos, apelando ao conceito de herança. E origina-se também no conceito de "culto", algo transcendental e divino.

Cultura, num sentido lato, aponta para atitudes, valores, crenças, orientações e pressupostos subjacentes e prevalecentes, na população de uma dada comunidade e que se tornam dominantes através de vários mecanismos de socialização: família (socialização primária), escola, emprego, instituições religiosas, amigos, grupos de referência, e os media, claro, esse meio de globalizada socialização.

Em larga medida, as ciências políticas definem cultura como sinónimo de civilização. Por isso, ao retirarem o enquadramento ideológico, o que é real é que diferente culturas geram diferentes desenvolvimentos. Não há desenvolvimentos bons ou maus, sociedades melhores ou piores, em suma, não há darwinismo social.

A Sociologia vê a cultura de modo mais lato: é cultura tudo o que hoje se generaliza como linguagem (oral, gestual, acção, espaços, tempos, ideias, sentidos, etc) a uma população. Porque a cultura não é um reportório (não é estática ou uma listagem), ela é uma linguagem, na medida em que é dinâmica e com interacção entre objectos - sintaxe.

Por fim, apesar da cultura ser objectiva, a forma como cada pessoa a apreende é em grande parte condicionada por alguns factores intrínsecos ao ser humano: erros, ideias próprias, miscigenação, emoções, histórias diferentes.

A socialização é um molde que vemos à nossa maneira, é um ponto de partida.

 
Intervenção de Image Hosted by ImageShack.us A Mão que Embala o Blogue
Permalink ¤

|