sábado, fevereiro 25, 2006,10:06 da manhã
O Carnaval nasceu assim

Muitas são as explicações para a existência com tanta força do Carnaval. Claro que a Igreja como não poderia deixar de ser arranjou uma bela explicação, muito rebuscada diga-se de passagem. Segundo a Santa Sé o Carnaval tem origem no último dia antes da Quaresma, isto é, o último dia em que "carne vale", o último em que se podia comer carne. Aí o povo fazia um banquete e festejava. O que quer dizer que os desfiles carnavalescos são já uma heresia dos tempos modernos. Não!

O Carnaval tem origem em Angola! Isso mesmo, em Angola! O Carnaval constituía-se como um desfile festivo em honra dos reis locais e dos deuses bantus, os Mukixes ou Inkices. Com a colonização e a escravatura do Brasil o Carnaval ganhou nova dimensão, outros contornos. Na Bahía, primeira capital do Novo Mundo, os índios desfilavam em grande alvoroço, cantando e dançando em honraria do Rei de Portugal e mais tarde do Rei do Brasil. Ainda hoje na Bahía se festeja a festa dos Caboclos.

Por outro lado os negros criaram um bloco carnavalesco chamado Afoxé, um bloco que levava danças e cantares do Candomblé para as ruas, como protesto, pedindo a liberdade religiosa e de associação.
 
Intervenção de Image Hosted by ImageShack.us A Mão que Embala o Blogue
Permalink ¤

|